O uso de máscara de proteção será obrigatório no transporte escolar e durante todo o período de permanência na escola. Claro que esse procedimento deve estar presente também em outros ambientes de convivência coletiva, o respeito às regras de segurança devem acontecer dentro e fora das escolas.
Para utilização do transporte escolar, no momento do embarque, os estudantes deverão estar acompanhados por um responsável, pois se a temperatura estiver superior a 37,8º, o estudante não poderá entrar e deverá voltar para casa.
Os transportes escolares estão equipados com dispensadores de álcool em gel e com termômetro digital sem contato – para verificação da temperatura. Dentro dos veículos, os estudantes devem ocupar sempre o mesmo lugar.
Ao entrar no ambiente escolar, deverá ser mantido o distanciamento social, será aferida a temperatura, feito o uso de tapetes sanitizantes na entrada e a higienização das mãos com álcool em gel. Após esses procedimentos, todos serão direcionados a sua sala de aula.
No momento da entrada na sala de aula, deverão higienizar novamente as mãos e ocupar sempre o mesmo local – determinado pela escola, respeitando o distanciamento mínimo.
Todos os profissionais e estudantes deverão prezar pelos cuidados próprios de higiene e segurança, como também pelo ambiente em que estão convivendo.
Somente durante a alimentação poderão retirar às máscaras, lembrando que essas devem ser trocadas sempre que necessário.
Ao final da aula também deve ser respeitado o distanciamento para a saída da escola e para o embarque nos transportes escolares, sempre com o uso das máscaras.
Salientamos aos pais ou responsáveis sobre a importância de observarem os estudantes quanto ao aparecimento de sintomas, como por exemplo: febre, dor de cabeça e irritação na garganta. E, nesses casos, o atendimento médico deverá ser procurado para mais orientações.
Precisamos colaborar, acreditar que tudo vai dar certo, cuidar da vida, cuidar do outro e cuidar da escola.
Bom retorno a todos.
Atenciosamente, Adriana Aparecida Sirotto Carvalho, secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.