No dia 28 de janeiro a Diretoria do COSEMS/MS se reuniu para tratar de assuntos relativos à saúde pública, principalmente sobre a implementação de leitos hospitalares, em virtude da alta de novos casos positivos de Covid-19.
Como conta o Presidente, Rogério Leite “Com o aumento da necessidade de leitos hospitalares, nós precisávamos rediscutir uma nova composição de leitos para a rede estadual e financiamento. Agradeço o Governador Reinaldo Azambuja pela gestão municipalista, fortalecendo toda a rede de saúde das micros e macro regiões do Estado e ao Secretário de Saúde, Geraldo Resende, que não mede esforços para que possamos estruturar, compor e dar a condição de melhor assistência à saúde para nossa sociedade”.
Atualmente há a disponibilidade de 113 leitos hospitalares em Mato Grosso do Sul, semana que vem será implementado mais 5 em Costa Rica, 5 em Aparecida do Taboado, e em até 15 dias, mais 10 em Naviraí, 10 no Hospital Regional e 10 no Hospital do Pênfigo. Totalizando o incremento de mais 50 leitos.
O Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende declarou “o Estado está trabalhando, nunca houve tantos recursos sendo aplicados nos municípios, aumentamos as contratualizações, há obras em todos os municípios. O que podemos fazer, está sendo feito”.
“Sobre os leitos pediátricos infelizmente não são todos os municípios que podem abrir, pois há necessidade de profissionais especializados. Mas estamos discutindo com o Estado, que se mostrou sensível ao assunto e vamos encontrar soluções”, complementa Rogério Leite.
A reunião contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Dr. Geraldo Resende, da Secretária Adjunta de Saúde, Dra. Crhistinne Maymone; do Diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, Coronel Marcello Fraiha.
Além dos leitos hospitalares foram tratados assuntos como o Previne Brasil; a Regionalização e descentralização da saúde estadual; a Estrutura saúde mental no estado; e o fluxo de regulação hospitalar.
Por Natália Leal.
Fonte: Assessoria do COSEMS/MS.