“Chico Rey” é o nome artístico de Francisco Aparecido de Jesus Gomes que nasceu no dia 9 de novembro de 1952.
“Paraná” é o nome artístico de José Claudio Gomes que nasceu no dia 28 de janeiro de 1956. São irmãos nascidos na cidade de Arapongas, PR.
Começaram a cantar ainda crianças, Chico Rey aos oito anos e Paraná aos seis, acompanhando o pai que era seresteiro e promovia cantorias em encontros familiares. Logo que o interesse pela música ia surgindo, começaram a cantar em shows de calouros e em pequenas apresentações na região de Londrina.
O primeiro disco de Chico Rey e Paraná foi gravado em 1981, mas o sucesso só veio em 1988 com a música Quem será seu outro amor. Era o quinto álbum gravado pela dupla paranaense. Agora, para comemorar os 30 anos de carreira, 21 discos gravados e um DVD, os irmãos lançam uma biografia. São 228 páginas escritas pelo radialista e compositor Clayton Aguiar.
Na década de 70 a família se mudou para Brasília, onde Chico Rey e Paraná decidiram iniciar a carreira, já com este nome. Em 1976, começaram a se apresentar no programa “No balanço da viola”, da Rádio Alvorada Brasília. Logo foram ganhando espaço, então em 1980 lançaram regionalmente seu primeiro LP.
Em 1983, assinaram contrato com a gravadora Continental, fato que foi decisivo na sua carreira, pois gravaram um de seus maiores sucessos, o disco “Operário, vida, viola”, no qual fizeram sucesso com a música título, “Esperança de mãe”, “Colchão queimado”, “Tua imagem” e “Amor de pobre”.
Mas o reconhecimento nacional veio em 1987 com o quinto LP titulado “Quem será teu outro amor”, onde ganharam seu primeiro disco de ouro.
Depois desse primeiro grande sucesso, vieram outros que marcaram a carreira: “Você não sabe amar”, “Só quero te dizer”, “Canarinho prisioneiro”, “Buscar estrelas”, “Operário, vida, viola”, “Ausência”, “Amor rebelde”, “Encontro e magia”, “Alma transparente” e “Loucura por você”.
Em 2002 a regravação acústica de seus maiores sucessos lhes rendeu mais um disco de ouro. Em 2006 gravaram seu primeiro DVD ao vivo com participações especiais de Eduardo Costa, Cezar & Paulinho e Teodoro & Sampaio.
O mais recente trabalho da dupla é o CD intitulado “Cantos e Cordas”, lançado em 2010. A dupla tem hoje quase 30 anos de carreira, 18 álbuns entre LPs e CDs e um DVD ao vivo.