Saiba todos os detalhes da cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Catar
Por Redação do ge — Doha, Catar
18/11/2022 05h01 Atualizado há 56 minutos
Falta pouco para o maior evento do futebol ter início. A cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2022 está marcada para as 12h (de Brasília) do dia 20 de novembro, no estádio Al Bayt. O evento acontecerá cerca de uma hora antes da primeira partida do torneio, entre Catar e Equador.
Al Bayt receberá a cerimônia de abertura da Copa do Catar — Foto: Getty Images
Depois de polêmica em relação às atrações da cerimônia, a Fifa confirmou no sábado a presença do cantor sul-coreano Jung Kook e do cantor catari Fahad Al-Kubaisi. Outros nomes especulados pela imprensa, como Dua Lipa, Shakira e Rod Stewart, recusaram participação no evento.
Veja os detalhes da abertura da Copa do Mundo 2022:
Data e horário
A abertura está prevista para começar às 12h (de Brasília) do dia 20 de novembro. Tradicionalmente, o evento ocorre antes da primeira partida da Copa do Mundo. A princípio, ocorreria no dia 21 de novembro, mas a organização do torneio mudou para o dia 20 de novembro, junto com o duelo entre Catar e Equador.
A imponente entrada do estádio Al Bayt, palco de abertura da Copa do Mundo do Catar — Foto: Victor Pozella
Local
O estádio Al Bayt será o palco da abertura da Copa do Mundo. Ao todo, o estádio sediará oito partidas da competição: seis na fase de grupos, um jogo das oitavas de final e um jogo das semifinais. Ele fica a 40 quilômetros de Doha, na cidade de Al Khor.
Onde assistir
A TV Globo, o GloboPlay, o Sportv e o ge transmitem ao vivo a cerimônia de abertura da Copa do Mundo. A narração será de Luís Roberto.
Atrações
O principal nome é o do cantor sul-coreano Jung Kook, da banda de k-pop BTS. Ele estará junto com o catari Fahad Al-Kubaisi para cantar a música “Dreamers”, presente na trilha sonora oficial da Copa do Mundo.
Jungkook e Fahad Al Kubaisi vão se apresentar na abertura da Copa do Mundo — Foto: Reprodução
A Fifa promete ainda surpresas para o evento, que terá a duração de 30 minutos. O tema será a “reunião de toda a humanidade, encurtando diferenças através da humanidade, do respeito e da inclusão”.
Com o Catar muito criticado por conta da postura em relação aos LGBTQIA+, a Fifa anunciou ainda que o embaixador da Copa Ghanim Al Muftah e a cantoria catari Dana vão “encorajar diálogo sobre inclusão e diversidade”.
O evento prevê, ao todo, sete performances, incluindo homenagems às 32 seleções.
Fonte: G1, ge,