O deputado estadual Karlos Cabral (PSB) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 130/23, disponibilizar equipamentos adequados para a realização do exame de mamografia nas mulheres com deficiência em Goiás. Com a iniciativa, o parlamentar quer garantir um atendimento digno para que todas possam receber os cuidados nesse sentido.
Atualmente, para realizar o exame de mamografia, é necessário que a pessoa esteja de pé, já que falta mamógrafos com regulagem adaptada, algo que dificulta ou impede a acessibilidade para quem utiliza cadeira de rodas ou tenha necessidades especiais.
A dificuldade impede que muitas recorram aos exames que ajudam na prevenção de doenças como câncer de mama. No caso deste tipo de câncer, quanto mais cedo as mulheres descobrirem a doença, melhores as chances de sobrevivência.
Inspirada em uma iniciativa apresentada no Legislativo do Rio de Janeiro, a proposta é voltada para as unidades privadas de saúde e os centros privados de diagnósticos por imagem que realizam o exame de câncer de mama em Goiás. Dessa forma, as unidades garantem às mulheres com deficiência, condições e aparelhagem adequadas para terem acesso à mamografia.
Segundo consta no projeto, o descumprimento da lei poderá sujeitar ao infrator, pena de advertência e multa que varia entre R$3mil e R$15mil, na hipótese de reincidência, graduada de acordo com a gravidade da infração e a condição econômica do infrator. Os valores serão revertidos em prol do Fundo Estadual de Saúde, instituído pela Lei nº 17.797, de 19 de setembro de 2012.
Fonte: dmsudoeste.com.br