Sexta-feira , Novembro 22 2024

Rio Verde, Jataí e Mineiros entre as 50 cidades mais ricas do Brasil no agronegócio

Levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) identificou os 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio. As cidades de Rio Verde, Jataí e Mineiros figuram em 9º, 13º e 42º, respectivamente. Em Goiás, a cidade melhor colocada foi Cristalina, ocupando a 7ª colocação. Sorriso, no Mato Grosso, ocupa o 1º lugar.

A análise da produção foi feita com base nos dados da agricultura municipal de 2020, levando em conta dois variáveis: valor da produção das lavouras e o Produto Interno Bruto (PIB) das cidades. A maior parte das cidades mais ricas está no Mato Grosso, com 35 localidades. No estado também está o município mais rico do país: Sorriso, localizado a aproximadamente 400 milhas de Cuiabá.

O Mato Grosso do Sul tem 13 cidades entre as mais ricas, seguido de Goiás (10), Bahia (9), Minas Gerais (8) e São Paulo (6). As 100 cidades listadas geraram uma produção de R$ 151,2 bilhões em 2020, o que corresponde a 32% do total do país.

A agropecuária tem participação relevante no PIB do estado de Mato Grosso, estimada em 21,36%, explica a nota técnica do ministério. “O destaque desses municípios se dá pelo elevado valor da produção agropecuária e pelo valor do PIB municipal”, acrescenta.

Soja, algodão e milho são as principais culturas responsáveis ​​pelo desempenho das cidades mais ricas do Brasil, de acordo com uma análise feita pelo Ministério da Agricultura. Isso se deve aos níveis elevados de tecnologia e de produtividade.

“Do valor da produção obtido pelo município de Sorriso em 2020, 52% foi obtido pela soja e 35% pelo milho. São Desidério (BA), segundo maior produtor de algodão herbáceo, teve 38,3% de sua receita proveniente desse produto. O município de Sapezal, maior produtor de algodão herbáceo do país, teve 35,5% de seu faturamento vindo da soja, e 54,4% do algodão herbáceo”, explica a massa.

Além disso, a tecnologia tem sido um fator chave para o desempenho do agronegócio nas cidades mais ricas. A utilização de máquinas e equipamentos modernos, assim como o uso de sementes e fertilizantes de alta qualidade, tem garantido uma maior produtividade e rendimento aos produtores rurais.

Outro fator que tem contribuído para o sucesso do agronegócio nas cidades mais ricas é a gestão eficiente. Os produtores têm investido em planejamento e organização, buscando sempre a melhoria contínua dos processos e a redução de custos.

Fonte: dmsudoeste.com.br

About Gazeta

Check Also

SEXTA-FEIRA DA BELEZA NA DROGA SOL

Chegou a Sexta-feira da Beleza. Ofertas para brilhar! Que tal começar o fim de semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *