Sexta-feira , Novembro 22 2024

Agro 2023 deve ter atenção voltada para a insegurança fiscal e taxa de juros, diz palestrante

Na manhã desta terça-feira (28), a jornalista Kellen Severo, esteve na Tecnoshow falando sobre insegurança fiscal e taxa de juros para o agro em 2023. De acordo com a jornalista, o cenário global e sua geopolítica são pontos que devem ser observados pelos produtores. 

Na oportunidade, ela pontuou que a guerra da Ucrânia afetou indiretamente o agro brasileiro, e exemplificou usando os aumentos de custos de produção, dos fertilizantes, commodities e combustíveis. Também destacou que a agricultura do Brasil foi diretamente beneficiada, pois a China se abriu para o mercado global de milho, favorecendo o país como fornecedor. A respeito da economia, a palestrante orientou os produtores a ficarem atentos sobre aos colapsos dos bancos nos Estados Unidos, pois possivelmente ira influenciar o valor do dólar e as relações com a Índia, que está sendo apontada como um dos motores da economia deste ano.

Outro ponto apresentado, foram os desafios dos movimentos mundiais relacionados à agenda verde, comentando sobre países que adotaram medidas para a redução de gases de aquecimento global e que afeta diretamente agricultores e pecuaristas, Kellen citou o governo holandês, que propôs comprar e fechar fazendas para cumprir a meta. 

Além do mais, Severo falou sobre o novo governo do Brasil e sua política econômica, que de acordo com ela, será necessário ser observado pelo setor agropecuário os avanços das demarcações das áreas indígenas e atividades de Movimento Sem Terra (MST), porque eventualmente poderá causar insegurança fundiária. A respeito da insegurança fiscal, a partir da preocupação com gastos públicos, a jornalista acredita em um possível atraso na queda das taxas de juros, disse ainda que em um cenário a curto prazo, não consegue visualizar essa queda e pontuou a possibilidade de créditos cada vez mais caros. 

Sobre a previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a respeito do aumento do PIB agropecuário deste ano em 10,9%; da produção recorde de soja e boas previsões também para a cultura de milho; e questões climáticas, a palestrante explicou que o país está passando por um período de neutralidade climática, porém é necessário o produtor ficar atento ao fenômeno El Niño. Ponderou ainda que próximo Plano Safra, deverá ser apresentado com incentivos às práticas de conservação ambiental junto às condições de juros menores. 

Para encerrar o encontro, falou das tecnologias e inovações que vem surgindo no setor. Comentou sobre sua experiência junto a Inteligência Artificial (IA), com o ChatGPT, e ressaltou ser essencial o entendimento do funcionamento do sistema, para uma possível adaptação no futuro. “A IA vem para ficar, já acompanhamos a mão de obra, muitas vezes, sendo substituída por máquinas”, comentou.

Fonte: dmsudoeste.com.br

About Gazeta

Check Also

SEXTA-FEIRA DA BELEZA NA DROGA SOL

Chegou a Sexta-feira da Beleza. Ofertas para brilhar! Que tal começar o fim de semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *