Em meio ao aumento de casos de violência em escolas estaduais em Mato Grosso do Sul, o governo do estado anunciou que está preparando um pacote de ações para promover a segurança nas instituições. Uma das medidas inclui a ampliação para 290 escolas que serão monitoradas em tempo real por meio de câmeras e sistema eletrônico de vigilância.
Segundo relatórios, tem havido um aumento na escalada da violência nas escolas em todo o país, inclusive em Mato Grosso do Sul. Em um intervalo de duas semanas, ocorreram briga com esfaqueamento, ameaças de massacre, alunos pegos com canivetes e aluno golpeado com tesoura.
O governador Eduardo Riedel afirmou que determinou às secretarias de segurança e educação que continuem a busca por melhorias e soluções para garantir a proteção de alunos e funcionários.
O monitoramento em tempo real será implementado em todas as escolas, e cada escola terá de duas a oito câmeras, dependendo do tamanho da unidade. No local ainda há o controle de acesso (fechadura eletrônica) e sistema de alarme. O diretor de cada unidade tem acesso às suas imagens e pode acionar a Central pelo aplicativo. A maior parte das ocorrências são pedidos de manutenção e os principais problemas envolvem furtos e casos de vandalismo.
De acordo com a nota do governo, já estão sendo realizadas ações em 22 escolas de 6 cidades, que conta com orientações, treinamentos, formações e palestras nas unidades, envolvendo mais de 1 mil profissionais. A atuação também engloba resposta efetiva em situações que envolvam a entrada de pessoas estranhas no ambiente escolar e ocorrências que possam resultar em risco para estudantes e servidores.
Com a implementação dessas medidas, o governo espera garantir a segurança dos alunos e funcionários em todas as escolas do estado e reduzir a incidência de violência nas instituições de ensino.
Fonte: interativoms.com.br