São Bento de Núrsia (Benedito da Nórcia) nasceu na Itália no ano 480. Ele é considerado o Pai do Monaquismo Ocidental, ou seja, da abdicação dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa.
Depois de viver vários anos como eremita, São Bento foi eleito abade (título ou cargo do superior dos monges) e viveu em um mosteiro na Itália, cujos monges tentaram envenená-lo por causa da vida exigente que decidiu instaurar no local.
Fundador do Mosteiro de Montecassino, ali escreveu as regras que os verdadeiros monges deviam seguir, inspirando outras ordens religiosas. Também criou a Ordem dos Beneditinos, uma das principais ordens monásticas do mundo.
Por sua contribuição à civilização europeia, o Papa Paulo VI declarou São Bento o padroeiro principal da Europa em 1964.
Sua festa litúrgica realiza-se no dia 11 de julho, simbolizando a data da transladação de suas relíquias para a Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire, na França.
Dizem que, para entender a imagem do santo, é necessário compreender todos os objetos que nela se encontram, como a taça, o cajado e o livro.
A Taça
Como já falamos, enquanto dirigia seu mosteiro de maneira rigorosa, os monges que lá viviam quase mataram São Bento. Isso só não aconteceu porque, ao fazer o sinal da cruz antes de beber o vinho que continha o veneno, a taça se quebrou, mostrando que aquela bebida oferecia risco à vida do santo.
Sendo assim, após esse evento, São Bento compreendeu que nada mais poderia ser feito por aqueles homens que não conseguiam se adaptar às suas regras e deixou aquele mosteiro.
O Livro
O livro representa as regras de São Bento, reunindo todos os preceitos considerados essenciais para a vivência em uma comunidade monástica cristã. Simples e diretas, as regras são seguidas por todos os mosteiros beneditinos até hoje.
De uma maneira resumida, a Regra de São Bento parte do conceito de “Orar e Trabalhar”. Trabalhando, a mente está ocupada, propiciando crescimento e desenvolvimento a todos.
O Hábito Preto
Além de significar sobriedade e humildade, o hábito preto é ainda o principal símbolo da Ordem Beneditina, utilizado até hoje por todos os seus adeptos.
O Cajado
Como um pastor usa seu cajado para guiar seu rebanho, as regras e ensinamentos de São Bento guiam todos os membros da Ordem Beneditina.
A Mão Abençoando
Em sua imagem, São Bento também pode ser representado com a mão abençoando, que representa um ensinamento precioso: “Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança” (Pedro 3:9).