Sexta-feira , Novembro 22 2024

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1822, pelo então Príncipe Regente, Dom Pedro de Alcântara.

Esta ocasião também é chamada de “Grito de Independência”, pois, segundo a tradição, Dom Pedro teria dito em alto e bom som a frase “independência ou morte” à guarda que o acompanhava às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.

Causas da Independência do Brasil

A Independência do Brasil ocorreu a partir do desencadeamento de uma série de fatores. Por isso, o termo correto a ser empregado é processo.

Dentre os principais fatores que geraram o processo de independência. A começar pelo desentendimento entre os deputados portugueses e brasileiros nas Cortes de Lisboa. Com a elevação do Brasil de Colônia a Reino Unido a Portugal e Algarves, deputados brasileiros passaram a atuar também nas Cortes portuguesas.

Isso gerou diversos atritos com os lusitanos, que não viram com bons olhos a autonomia política que o território brasileiro vinha ganhando.

A vontade da elite econômica brasileira em acabar com o monopólio comercial português, instaurado desde o início da colonização, foi outro fator. Monopólio comercial ocorre quando uma única empresa ou grupo de empresas é autorizado a comercializar determinado tipo de produto.

O Exclusivo Metropolitano (ou Pacto Colonial) obrigava o Brasil a comprar produtos industrializados apenas de algumas empresas portuguesas, o que elevava o preço final dos itens comercializados na Colônia.

Essa prática era comum entre países colonizadores, pois beneficiava uma pouca quantidade de comerciantes portugueses, que teriam autorização para comprar e vender produtos no Brasil.

Tanto na Europa quanto no continente americano, as ideias iluministas a respeito da liberdade dos povos ecoaram no Brasil e influenciaram movimentos separatistas contrários ao absolutismo português, como Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e Revolução Pernambucana de 1817.

No continente americano, as diversas independências dos países da América Espanhola (regiões do continente americano colonizadas por espanhóis) também tiveram muita importância na difusão de ideais antiabsolutistas e revolucionários (apesar de, após a independência, o Brasil continuar monarquista e com características centralizadoras de poder em sua constituição).

Fonte: todamateria.com

About Gazeta

Check Also

CENTER MIX ESTÁ CONTRATANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *