Terça-feira , Setembro 24 2024

HALLOWEEN

O Halloween é uma festa muito tradicional nos Estados Unidos. A origem dessa celebração remonta aos celtas e a uma festividade tradicional desse povo chamada Samhain.

Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma tradicional festa norte-americana que surgiu nas Ilhas Britânicas e é reproduzida em diferentes países, inclusive no Brasil. Essa festa acontece no dia 31 de outubro e é marcada por crianças que se fantasiam de monstros e saem à procura de doces. Aqui no Brasil é comumente conhecida como Dia das Bruxas.

Os historiadores acreditam que essa festa tenham surgido de comemorações realizadas pelos celtas em homenagem aos mortos. Essa comemoração celta era o Samhain, festa em que as barreiras que separava o mundo dos vivos e dos mortos deixava de existir. Atualmente é uma das celebrações mais populares da cultura norte-americana e está cada vez mais popular no Brasil.

Significado da palavra Halloween

A importância da festa cristã que surgiu a partir da tradição pagã é tão grande que o termo “Halloween” originou-se da comemoração católica que existia na véspera do Dia de Todos os Santos. Sendo assim, “Halloween” é uma contração na língua inglesa de “All Hallows’ Eve”. A associação direta pode ser feita com o termo que passou a ser usado na Escócia: Hallows Een.

Origem do Halloween

O surgimento do Halloween aconteceu em algum momento entre o século XIV e o século XVIII e tem total relação com a cristianização das áreas que praticavam o Samhain (Irlanda, Escócia e País de Gales). Uma prática muito comum da Igreja Católica, durante a cristianização da Europa, era a de criar festividades cristãs na mesma data em que eram realizados festivais pagãos.

Isso era uma forma de cristianizar as pessoas e de, ao mesmo tempo, apagar os traços da religião anterior, e não foi diferente com os povos celtas. No período da Alta Idade Média, a Igreja possuía uma festa chamada All Saints Day, ou Dia de Todos os Santos, em português. Essa data era celebrada em maio, na data em que os romanos celebravam um festival para afastar espíritos malignos.

No século VIII, porém, o papa Gregório III acabou transferindo a data para 1º de novembro, exatamente a data em que era comemorado o Samhain. A festa, a princípio, acontecia somente em Roma, mas o papa seguinte, chamado Gregório IV, decidiu estendê-la para todos os fiéis da Igreja. Os historiadores especulam que talvez essa ação possa ter sido tomada para enfraquecer a festa pagã nas Ilhas Britânicas, pois, apesar da cristianização, a resistência das tradições pagãs na área era grande. Ainda assim, não é possível dizer, com certeza, se de fato foi essa a intenção dos dois papas citados.

Com isso, iniciou-se uma grande tradição em países como a Inglaterra, que, em 1º de novembro, celebravam o All Saints Day (dia de homenagem aos santos) e, em 2 de novembro, celebravam o All Souls Day (dia de orar pelos mortos). O dia 31 de outubro acabou transformando-se em All Hallows’ Eve, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”.

Fonte: brasilescola.com

About Gazeta

Check Also

Mercado eleva projeções para taxa de juros, inflação e PIB, diz Focus

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) aumentaram, nesta segunda-feira (23/9), as projeções da taxa …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *