Sábado , Setembro 28 2024

Onda de calor: altas temperaturas no Brasil terminam neste domingo

A nova onda de calor deve dura até este domingo, antes de uma virada no tempo com temperaturas mais amenas para boa parte do país. Os últimos dias foram marcados pelas altas temperaturas, e acordo com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmet), o fenômeno atingiu 15 estados, que seguem em alerta laranja, e Distrito Federal.

A MetSul alerta que o calor aumentará neste domingo no Rio Grande do Sul, quando a temperatura deve ficar entre 35ºC e 40ºC na maioria das cidades. Em alguns pontos, podem ocorrer temperaturas tão elevadas quanto 41ºC ou 42ºC. Em Porto Alegre, o domingo dever ser de calor excessivo com máximas à tarde de 38ºC a 39ºC na maioria dos bairros, mas na região metropolitana haverá pontos em que os termômetros devem marcar 40ºC a 41ºC durante a tarde.

Neste domingo (17), o interior do Brasil será afetado por um sistema de alta pressão atmosférica. O fenômeno, além de elevar as temperaturas, reduz a umidade, a nebulosidade, sobretudo para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Sul.

Com expectativa de temperaturas até 5° C acima da média, a nova onda de calor fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta de perigo. Os estados afetados são Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A situação deve atingir ainda 3.352 municípios até domingo.

Na próxima segunda-feira (18), com o aumento de umidade e a virada dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas devem sofrer um declínio acentuado, especialmente na região Sul, por influência de uma frente fria que transita entre as fronteiras do Uruguai e da Argentina. Com o fim da onda de calor na próxima para terça-feira (19), as temperaturas devem se manter mais amenas para esta época do ano.

fonte: oglobo.globo.com

About Gazeta

Check Also

Santa Casa emite nota de repúdio contra inverdades divulgadas em vídeos nas redes sociais

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Cassilândia, associação civil de fins não econômicos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *