Durante chuva com raios, a regra é clara: se estiver dentro de um carro, mantenha os vidros fechados e não entre em contato com as partes metálicas do veículo. A orientação é dada por autoridades e especialistas e encontra explicação na ciência: trata-se do princípio da Gaiola de Faraday.
Durante a chuva que atingiu a cidade de São Paulo nesta terça-feira (9), um homem de 62 anos morreu após sair do seu carro atingido por um cabo da rede elétrica que se rompeu. A mulher que estava com ele, de 60 anos, não saiu do veículo, e foi socorrida sem ferimentos (leia mais abaixo).
Segundo o Instituto de Física da USP (IFUSP) de São Carlos, “quando uma casca esférica condutora é carregada, toda a carga fica concentrada na superfície externa, e o campo elétrico dentro da casca é nulo. A região interna é completamente livre de influências elétricas externas”.
Exemplificando: quando um carro — a gaiola — é atingido por raios ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo; internamente, não há perigo se a pessoa não tocar as partes metálicas.
O princípio recebeu esse nome porque, em 1836, o físico britânico Michael Faraday construiu uma gaiola para demonstrar na prática a teoria.
fonte: g1.globo