Sexta-feira , Novembro 22 2024

5 por dia: por que devemos investir no consumo de frutas, legumes e verduras

Quantas porções de frutas, verduras e legumes você come por dia? Se a resposta for cinco, você está batendo a meta diária proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por diversos estudos que apontam esse número “mágico”. 

O ideal é dividir em duas porções de frutas e três de verduras e legumes.

Mas por que priorizar esses alimentos?Dietas ricas em frutas e vegetais ajudam a reduzir o risco de inúmeras condições crônicas de saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, a presença de vários antioxidantes também pode proteger contra alguns tipos de câncer.

Gisele Haiek, nutricionista funcional especializada em emagrecimento feminino e saúde da mulher, ressalta que frutas, verduras e legumes contêm substâncias bioativas, que ajudam no nosso metabolismo, na proteção do coração, na função cerebral.

“Precisamos consumir essas substâncias para fazer uma limpeza no nosso organismo, promover uma renovação no nosso corpo”, completa Gisele.

As nutricionistas lembram que cada cor representa uma substância. Por isso, é muito importante deixar o prato bem colorido!

Frutas + vegetais = mais saúde

A filosofia “5 por dia” pode proporcionar uma vida mais longa, segundo um estudo feito por uma equipe da Universidade de Harvard (EUA). 

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 100 mil pessoas, que foram acompanhados por 30 anos, e revisaram 26 estudos baseados em informações colhidas entre 1,9 milhão de pessoas de 29 nações.

De acordo com o estudo, a ingestão de cinco porções diárias está associada a um risco 13% menor de morrer precocemente.

Além disso, o hábito diminuiu em 12% a possibilidade de morte por doenças cardiovasculares, 10% por câncer 35% por problemas respiratórios (a comparação foi feita com pessoas que consumiram duas porções por dia)

Com todos esses resultados, é natural passar pela cabeça a ideia de ingerir ainda mais frutas e vegetais, certo? Errado. Os pesquisadores apontaram que comer mais de cinco porções por dia não trouxe benefícios adicionais (mas isso não quer dizer que você não possa comer mais, ok?).

fonte: g1.globo

About Gazeta

Check Also

PALESTRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CASSILÂNDIA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *