Sexta-feira , Novembro 22 2024

Olhante, conversante, contatinho e ficante: entenda cada uma das definições das ‘quase relações’ até chegar a namoro

Sabe aquela pessoa que você sempre vê no café e com quem até chega a trocar alguns olhares, mas não sabe nem o nome? Ou, então, até já ficou, mas não evoluiu para uma relação? Ou ainda alguém de você sempre curte os posts, porém, nunca puxou uma conversa? 

Todas essas são definições de “quase relações”. Populares nas redes sociais, esses termos refletem a mudança no comportamento depois da internet e aplicativos de namoro. 

Muitas vezes, a expectativa é que essas “quase relações” sejam como fases em que você pode ser “promovido” até chegar ao namoro. Mas a realidade pode não ser bem assim. É como um jogo de tabuleiro em que você pode estar caminhando, mas, de repente, tem que voltar algumas casas. 

Novos nomes para o amor platônico?

A expressão amor platônico tem mais de 500 anos e parecia ter caído em desuso. No entanto, ao analisar os novos termos para as relações, o que se percebe é que ele ainda circula, mas com outros nomes: olhante e conversante

O amor platônico acontece quando você cria uma ilusão de relação com alguém que, às vezes, não sabe que você existe. Ou alimenta uma esperança de relação amorosa com uma pessoa que não quer isso com você.

O olhante está no papel de quem está de olho em alguém de forma romantizada, mas que não avança para outras etapas. 

Sabe aquela pessoa que você vê no metrô, academia, supermercado e se interessa? Você a encontra de forma corriqueira, mas não puxa um assunto, não sabe quem ela é mas é capaz de criar uma “fic” de uma relação com ela. 

Ou a pessoa que, vez ou outra, você entra nas redes dela para ver as fotos, saber como está, mas nunca manda uma mensagem? Você é o olhante dela

Vale lembrar que o olhante não é um stalker. Vigiar e perseguir alguém é crime!

Já o conversante é um tanto quanto platônico, mas com um pé na realidade. Exclusivamente online, essa é aquela relação em que você pode até passar madrugadas conversando, falar de intimidades, comentar futilidades, mas a conversa não rende um encontro. 

Essa categoria é quase que como a friendzone, só que para a conversa.

A jornada corporativa até o namoro

O Brasil tem 80 milhões de pessoas solteiras, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

E quem não tem o estado civil por escolha, mas por condição precisa encarar uma jornada quase comparada à carreira corporativa. São muitos cargos, sem plano de carreira. 

Apesar da fama dos aplicativos e, mais recente, do inbox do Instagram, o flerte on-line nem sempre evolui para o presencial, consequentemente, não termina em sexo. É aí que entra o contatinho

É a pessoa que você pode acionar quando quer sair, ter alguém por perto sem a burocracia de conhecer e conseguir fazer a pessoa sair do virtual para o presencial. A relação neste ponto é superficial, não se tem conhecimento íntimo sobre a pessoa e também não se é apresentado ao círculo de amigos, muito menos à família. 

É possível que o contatinho evolua para ficante, mas não há qualquer garantia. 

Quando o contatinho é promovido, ele passa a ser ficante. E nada impede também que uma pessoa que não está na lista de “elegíveis para a promoção” se torne ficante. 

Nesta posição, as saídas são recorrentes e, juntos, podem fazer coisas de casal, como conhecer os amigos, fazer viagens longas juntos e até conhecer a família. O que define o quanto você conhece da outra pessoa ou o que fazem é a “hierarquia”. Neste “cargo”, a “promoção” não é automática para o namoro, mas tem uma passagem, segundo brincam internautas nas redes:

Ficante Júnior: quando não se tem acesso a pessoas do círculo íntimo e não se veem com tanta frequência. 

Ficante Pleno: quando já se conhece algumas pessoas do círculo de amizades e saem em locais públicos sem tanta preocupação de serem vistos. 

Ficante Sênior: aqui, vocês já fazem parte da rotina um do outro, conhecem amigos e até a família e são vistos como um casal por quem está envolta. Apesar disso, ainda são ficantes.

About Gazeta

Check Also

SEXTA-FEIRA DA BELEZA NA DROGA SOL

Chegou a Sexta-feira da Beleza. Ofertas para brilhar! Que tal começar o fim de semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *