O principal sintoma da Tuberculose é a tosse, que pode vir acompanhada de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Recomenda-se que todo indivíduo com tosse de duração de 3 ou mais semanas seja investigado para a Tuberculose. Para isso, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. O diagnóstico é realizado pela avaliação clínica do paciente, por exames bacteriológicos e exames complementares (raio-X de tórax, entre outros). A Tuberculose tem cura e seu tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.
Uma das principais formas de proteção existentes contra casos graves da tuberculose em crianças menores de cinco anos é a vacina BCG, recomendada no Calendário Nacional de Vacinação para logo após o nascimento.
Importante: Recomenda-se que toda pessoa com sintomas respiratórios, ou seja, que apresente tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose, procurando imediatamente a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames.