Segunda-feira , Setembro 23 2024

Dia da Escola: qual é a origem dessa data comemorativa?

Dia da Escola é comemorado no Brasil anualmente em 15 de março. A data foi escolhida pelo Congresso Nacional para homenagear uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população no país. A escola não é apenas um espaço de construção de conhecimento acadêmico, mas também um ambiente de desenvolvimento do indivíduo enquanto cidadão, dando a ele também ferramentas que o permitam uma vida em sociedade. Com duração média de 13 anos, os estudos básicos são formados pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A celebração do Dia da Escola é importante para lembrar que a educação é um direito fundamental básico previsto pela Constituição brasileira e fundamental para a vida das pessoas. O ambiente escolar também é responsável por promover a socialização, já que crianças e adolescentes têm a oportunidade de se relacionar com pessoas de diferentes hábitos, crenças, etnias e culturas. Neste dia, escolas em todo o país realizam atividades educativas conjuntas para promover uma aproximação da comunidade acadêmica com os pais e familiares dos alunos. 

Qual a história da escola no Brasil?

No Brasil, os historiadores consideram que a escola foi introduzida pelos portugueses, a partir de 1540. Foi quando os jesuítas chegaram ao país com o propósito de catequizar os povos indígenas e transmitir-lhes conhecimentos básicos da cultura europeia que os transformassem em “seres civilizados”, de acordo com a concepção de civilização dos europeus no século XVI. Nesse processo, os jesuítas afirmavam que seria possível alcançar uma transformação social na América Portuguesa.

A primeira escola do Brasil foi criada em 1549, em Salvador, na Bahia, pelos padres Manuel de Nóbrega e Rijo Rodrigues. O primeiro professor oficial do país foi José de Anchieta, que ministrava aulas na capital baiana, em uma sala onde inicialmente celebrava missas. A educação brasileira foi retirada das mãos dos jesuítas durante a gestão de Marquês de Pombal como secretário de Estado de Portugal. Com isso, um novo sistema de ensino foi estabelecido, com a responsabilidade por ele passando a ser do próprio Estado. Depois da conquista da independência do Brasil, a primeira iniciativa de organizar a educação do país se deu no reinado de D. Pedro I. 

fonte: educamaisbrasil

About Gazeta

Check Also

Mercado eleva projeções para taxa de juros, inflação e PIB, diz Focus

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) aumentaram, nesta segunda-feira (23/9), as projeções da taxa …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *