Sexta-feira , Novembro 22 2024

Com inovação em seu DNA, Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo

Curitiba sempre foi uma referência em inovação. Há muito tempo, a cidade é reconhecida pelo transporte público eficiente e pela preservação ambiental. Também acumula pioneirismos: abriga a primeira universidade do Brasil e a primeira rua exclusiva para pedestres.

E o que sempre foi uma característica inerente à cidade deu um salto em 2017, com a criação do Vale do Pinhão. A partir do lançamento de um movimento com foco em inovação, a capital paranaense passou a ser reconhecida internacionalmente também como uma cidade inteligente.

O maior reconhecimento veio no ano passado, com a conquista do título de “Cidade Mais Inteligente do Mundo” pelo World Smart City Awards. 

Em 2023, a capital paranaense figurou entre as finalistas para o prêmio da cidade mais inteligente do mundo pela quinta vez, ou seja, a inovação é algo que faz parte do DNA de Curitiba e que a cada ano vem se tornando uma característica mais expressiva.

Hipervisor urbano

Considerado o “cérebro da cidade inteligente”, a ferramenta revolucionária combina uma plataforma integrada de planejamento e gestão urbana e um centro inteligente de planejamento, gestão e controle.

Juntas, as estruturas oferecem os ambientes físico e virtual necessários para que profissionais de setores específicos da gestão municipal consigam ter acesso a dados públicos e possam fazer a gestão de serviços em tempo real, além de planejamentos de longo prazo.

Muralha Digital

Vale dizer que o Hipervisor Urbano é uma ação articulada à Muralha Digital, uma estrutura que alia policiamento e tecnologia da informação com a Central de Controle Operacional (CCO). As quase 2 mil câmeras dispostas em locais estratégicos e que integram a ferramenta já conseguiram reduziram em 40% a criminalidade nos locais em que estão instaladas.

Pirâmide Solar

Curitiba também é inovadora no combate às mudanças climáticas. No dia em que completou 330 anos, a cidade inaugurou a primeira usina solar em aterro sanitário da América Latina. 

Em seus mais de 20 anos de operação, o aterro em que a usina solar foi instalada acumulou mais de 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Em 6 meses de funcionamento, a Pirâmide Solar economizou R$ 1,17 milhão aos cofres públicos. 

A expectativa é de que, anualmente, a usina seja capaz de gerar uma economia de R$ 2,650 milhões, valor esse capaz de pavimentar 660 metros de ruas e subsidiar mil refeições por dia durante um ano e meio através do programa Mesa Solidária.

Fazenda urbana

A agricultura urbana e sustentável é estimulada em Curitiba através da Fazenda Urbana, que abriga 2 mil metros quadrados de hortas comunitárias e oferece cursos e capacitações sobre práticas de alimentação, como o aproveitamento integral de alimentos. Além de composteiras e jardins de mel, o espaço também é responsável pelo cultivo de mais de 60 variedades de alimentos orgânicos. 

Urbanismo Digital

Através do programa Wi-fi Curitiba, os cidadãos curitibanos têm acesso à internet pública gratuita em mais de 300 pontos espalhados pela cidade. Além disso, quase 100% dos serviços de urbanismo são digitais, garantindo que a população consiga abrir chamados em serviços públicos de forma rápida e fácil.

fonte: redeglobo

About Gazeta

Check Also

CENTER MIX ESTÁ CONTRATANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *