Sexta-feira , Novembro 22 2024

Especial detalha a esquerda mais temida e atípica do mundo, palco do surfe das Olimpíadas de 2024

A onda de Teahupoo é considerada uma das mais temidas e perfeitas do planeta. Ela fica a 500m da costa, em frente a uma pequena vila no sudoeste do menor vulcão adormecido do Taiti, o Iti. A repentina diferença de profundidade do mar, que vai de 1.400m a 0,5m em um curto espaço, provoca uma onda de características únicas e peculiares, dando origem a tubos quadrados e pesados que quebram sobre uma bancada rasa de corais pontiagudos. O acesso ao local de competição é feito geralmente via barco ou jet ski. Uma fenda no recife faz com que os barcos de mídia possam ficar no local sem serem atingidos e uma torre sustentável foi construída próxima ao pico para abrigar atletas, juízes e dirigentes.

Localização

Posicionado no meio do Oceano Pacífico, o Taiti é a maior ilha da Polinésia Francesa e tem formação de origem vulcânica, sedimentada por corais em todo seu entorno, o que deixa a água cristalina e azul turquesa. Com localização geográfica privilegiada, a ilha recebe ondas gigantes que foram formadas entre o Circulo Polar Antártico e o sul da Austrália e da Nova Zelândia. A cerca de 1 km da costa, o pico do Pacífico Sul recebe ondas de até 10m, dependendo das condições.

Teahupoo fica a exatos 15.705 km de Paris, sede das Olimpíadas de 2024. Na verdade, o palco do surfe nos Jogos Olímpicos de Paris é uma vila na costa sudoeste do Taiti. Longe da parte turística da Polinésia Francesa, o local é frequentado apenas por moradores e surfistas, tanto que o apelido do lugarejo é “End of the road” (fim da estrada).

A onda

A onda vem de uma profundidade enorme (cerca de 1.500m), mas quebra em uma bancada muito rasa (cerca de meio metro). Então a ondulação que vem dessa área de muita profundidade chega com toda força e levanta muito rápido nesse pico de profundidade de meio metro.

A onda geralmente proporciona tubos e quebra para a esquerda. A direita raramente funciona. Portanto, a onda de Teahupoo é predominantemente uma esquerda tubular, rasa e forte. Ela é uma das ondas mais temidas pelos surfistas.

Por conta do perigo, a WSL não realizou etapas femininas em Teahupoo de 2007 a 2021, retornando ao calendário do Circuito Mundial das mulheres apenas em 2022.

Além da qualidade da onda, Teahupoo tem uma água muito clara, típica do Taiti. Você consegue ver toda a bancada de coral. A ilha da Polinésia Francesa tem formação de origem vulcânica, sedimentada por corais em todo seu entorno.

fonte: ge

About Gazeta

Check Also

PALESTRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CASSILÂNDIA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *