Cuidar da saúde mental é algo muito importante para qualquer ser humano que queira manter seu bem-estar e sua qualidade de vida — e isso não é diferente com os pets. Para que seu cão ou gato não tenha problemas nesse sentido, é preciso tomar medidas para mantê-lo feliz e tranquilo.
Quando os assuntos são os pets, o problema mais comum ligado à saúde mental, segundo a veterinária Aline Ambrogi, é a ansiedade.
“Ela pode aparecer principalmente quando o animal muda do comportamento quando o dono sai de casa. O animal ansioso pode destruir objetos e demonstrar distúrbios de comportamento como latidos e/ou agressividade”, explica a docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).
No caso dos gatos, eles podem até não demonstrar a ansiedade dessa forma, porém geralmente vão ter problemas urinários, como urinar em locais inapropriados ou com sangue por conta do estresse. “Gatos também ficam mais apáticos e desanimados, com apetite seletivo ou dificuldade para urinar, indo várias vezes na caixinha de areia”, completa a especialista.
Infelizmente, há tutores que acabam abandonando os bichinhos quando a saúde mental dos pets não está tão boa. Por outro lado, cada vez mais as pessoas entendem a importância de não fazer isso, e sim cuidar do animal nesse momento e até antes de qualquer problema ocorrer, para evitar sua chegada.
Dicas para cuidar da saúde mental dos pets
A seguir, confira as dicas de Aline para cuidar bem da saúde mental dos seus pets e evitar problemas:
- Estimule o animal com uma rotina que inclua passeios e atividades físicas
- Faça enriquecimento ambiental na casa usando brinquedos e outros itens
- Ajuste a rotina e o ambiente do animal, com momentos de atenção e carinho. Horários de atividades e de descanso também são primordiais para a sua saúde mental do pet
- Cuide bem da sua saúde mental também, já que os pets conseguem notar quando está mal
- Se notar algum sinal, leve seu animal ao veterinário
fonte: metrópole