As cidades de Aporé e Itajá estão completando hoje seis 66 anos de emancipação política e administrativa. As duas cidades foram emancipadas pela mesma lei no ano de 1958.
A emancipação de Aporé e Itajá, em Goiás, ocorreu por meio de leis estaduais e municipais, e teve como base o desenvolvimento de povoados e distritos:
- Aporé A povoação de Aporé teve origem em 1926, com o nome de Arraial do Corrente. Com o declínio do distrito, o comerciante João Nunes fundou uma nova localidade, loteando uma área de sua propriedade. Em 1938, surgiram as primeiras habitações em torno da Igrejinha. O povoado recebeu o nome de Aporé, que significa “rio do peixe”. A emancipação de Aporé como município ocorreu em 14 de novembro de 1958, pela Lei Estadual nº 2.107.
- Itajá O povoamento de Itajá teve início em 1947, com a formação da fazenda Coqueiros, por Sebastião Alexandre de Freitas. O povoado foi denominado São João, devido ao ribeirão local. Em 7 de agosto de 1953, o povoado passou a distrito, pertencente a Jataí. A emancipação de Itajá como município ocorreu em 14 de novembro de 1958, pela Lei Estadual nº 2091. O nome Itajá é uma inversão de Jataí, em homenagem à cidade-mãe da qual se emancipou.
Queremos parabenizar estas duas cidades pela passagem de seus respectivos aniversários e desejamos muito progresso aos municípios e muitas realizações aos seus habitantes. Feliz aniversário Aporé e Itajá.