Domingo , Maio 19 2024

HISTÓRIA DA DUPLA SERTANEJA GUILHERME E SANTIAGO

Guilherme & Santiago são uma dupla sertaneja brasileira formada na cidade de Goiânia, em Goiás, pelos irmãos Herickson Cardoso Rosa (Goiânia, 15 de outubro de 1969), o Guilherme(42 anos); e Henzzo Cardoso Rosa (Goiânia, 22 de março de 1976), o Santiago (35 anos). Filhos de Eurides Cardoso e Natal Rosa (hoje separados), os irmãos Herickson (o Guilherme), Helmer e Henzzo (o Santiago), nasceram em uma família de seresteiros. Sua mãe e seus seis tios (dois homens e quatro mulheres), formavam um grupo de serestas, e os irmãos sempre acompanharam as serenatas feitas pelo grupo. Naturais de Goiânia, descobriram desde pequenos a paixão pela música. Os irmãos começaram a ter contato com a música atráves de seu avô materno, Tomé Cardoso, barbeiro e agricultor por profissão e seresteiro de coração. A aplicação da mãe Eurides (Lili ou Lindinha) em transformá-los em músicos sertanejos inspirou os filhos.

Ainda adolescente, Guilherme, o mais velho dos três irmãos, começou a atuar no caminho da música gravando jingles em Goiânia. A primeira aparição televisiva de Guilherme foi em uma apresentação de Natal em Goiânia ainda nos anos 70, televisionada e transmitida pela Rede Anhanguera de Televisão. Quando atingiu a maioridade, ele foi para São Francisco (Califórnia) e ficou cerca de um ano trabalhando como jardineiro e entregador de pizzas e jornais. No Brasil, Santiago, o caçula dos três irmãos, trabalhou como sapateiro e fazia aulas de violão. Guilherme deixou os Estados Unidos no início dos anos 90 e durante as férias em sua terra natal, ele e Santiago gravaram um jingle para um candidato a prefeito. O trabalho fez um enorme sucesso, tornando Guilherme & Santiago tão famosos na cidade a ponto de serem chamados para participar dos eventos do político. A música foi parar até nas rádios da capital goiana. Guilherme ficou tão mobilizado que decidiu ficar de vez no Brasil para investir no sonho de formar uma dupla sertaneja com o irmão. A primeira apresentação ao vivo de Guilherme & Santiago foi na abertura de um show da dupla Chrystian & Ralf, ídolos da dupla, em uma casa noturna de Goiânia. Depois, começaram a fazer shows em Goiás, abrindo outros shows de Chrystian & Ralf e também de outras duplas, como Zezé Di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo. Mas como iniciar uma carreira artística não é tarefa fácil para ninguém, Guilherme & Santiago tiveram que ir à luta. Para conseguir dinheiro para poderem gravar seu primeiro disco, a dupla foi trabalhar na feira hippie de Goiânia, onde Santiago e Helmer, o irmão do meio, já trabalhavam vendendo sapatos e chinelos fabricados por sua própria mãe.

Depois de muito trabalho, Guilherme & Santiago finalmente gravaram seu primeiro disco, lançado em 1994 em um LP (Disco de vinil), pela gravadora Warner Music. O álbum trouxe o clássico “Do outro lado da cidade”, um dos maiores sucessos da dupla, e também teve outros destaques como “Porque”, “Querendo te querer” e “Confidências”. Guilherme & Santiago foram revelados para todo o Brasil no Programa Raul Gil, também em 1994. O segundo trabalho veio dois anos depois, também em um LP (Disco de vinil), pela Warner Music. O álbum de 1996 foi embalado pelos sucessos românticos “Eu nunca te esqueci” e “Valeu esperar”; e pelas animadas “Enrosca, enrosca” e “Namoro no escuro”, atingindo a marca de 70 mil cópias vendidas. O terceiro disco de Guilherme & Santiago, lançado em 1998 pela gravadora EMI, foi o primeiro álbum da dupla lançado em CD, que trouxe os sucessos “Desesperadamente apaixonado”, “Essa paixão me machucou”, “Peão não chora” e também “Me esqueça” e “Mentira de amor”, que foram trilha sonora da novela “Estrela de Fogo” da Rede Record. O sucesso do disco fez o cantor Sérgio Reis, amigo da dupla, apresentar Guilherme & Santiago no Domingão do Faustão da Rede Globo, no dia 13 de setembro de 1998. No ano 2000, a dupla teve mais uma música em outra novela da Rede Record, chamada “Vidas Cruzadas”: a música “Abre coração”, lançada no quarto disco da dupla, também em 2000, pela gravadora Atração Fonográfica. Este álbum trouxe outro grande sucesso da dupla: “Só falta você”, além de outros destaques como “Vai sobrar mulher” e “Eu te amei”.

A dupla já lançou 15 CDs e 4 DVDs. É considerada como uma das melhores duplas sertanejas do Brasil. Encontram-se em plena atividade e fazem shows e muito sucesso em todo o país. Já venderam mais de um milhão de discos.

Acompanhe aqui todo domingo uma História de Dupla Sertaneja, intercalando entre antigas e novas.

Fonte: Site Letras.com

About Gazeta

Check Also

ANIVERSÁRIO DO DIA

Hoje nossos parabéns vai a Paulo Barbosa, a ele nossas felicitações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *