Simone & Simaria é uma dupla de música sertaneja brasileira formada em 2012 pelas irmãs Simone Mendes (Uibaí, 24 de maio de 1984) e Simaria Mendes (Uibaí, 16 de junho de 1982). São também conhecidas pelo apelido de “as coleguinhas”, sendo a dupla brasileira com maior número de seguidores nas redes sociais.
Simone e Simaria[2] nasceram em Uibaí, interior da Bahia, em uma família muito humilde. Na infância, moraram em diversas cidades do interior do Brasil por conta da profissão do pai, que era garimpeiro de diamantes. Passando dificuldades, chegaram a morar em casa de madeira. Um fato marcante da infância foi a perda do pai.
2000–12: Frank Aguiar e Forró do Muído
Em 1996, aos 14 anos, Simaria foi aprovada nos testes para integrar a banda do cantor Frank Aguiar como backing vocal, sendo que em 1998 foi a vez de Simone também ocupar o posto ao lado da irmã quando completou a maioridade.[4] Paralelamente, em 1 de abril de 2004, as duas lançaram seu primeiro trabalho assinando como dupla, o álbum Nã, Nã, Nim Na Não, pela Atração, porém o projeto acabou ficando sem continuidade.[5] Em 2007, as irmãs deixaram os vocais de apoio de Frank e, depois de um curto período desligadas da carreira musical, entraram na banda Forró do Muído (iniciativa da A3 Entretenimento), fazendo parte, junto com o cantor Binha Cardoso, da primeira formação da banda, com o qual lançaram onze discos de estúdio e quatro ao vivo.[6] Com a banda elas atingiram um grande reconhecimento, principalmente nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, chegando a ganhar o Prêmio Forrozão como Música do Ano, em 2011, maior título do gênero musical no Brasil.[7] Em 2012, as irmãs saíram da banda para focarem na carreira como dupla.
2012–presente: Carreira como dupla
O primeiro disco de Simone e Simaria foi liberado apenas para download no site das artistas. Durante a carreira, a dupla esteve nas paradas nacionais de música. “Quando o Mel É Bom” alcançou a 14.ª posição na Billboard Brasil Hot 100,[9] enquanto “126 Cabides”, canção lançada depois, alcançou o topo da parada nacional.[10] O sucesso em escala nacional só veio quando a dupla lançou o segundo DVD intitulado Bar das Coleguinhas (2015). O projeto foi gravado em Fortaleza em 12 de novembro de 2014 com as participações de Wesley Safadão, Tânia Mara e Gabriel Diniz.[11] Em 2016, a dupla grava o terceiro DVD na cidade de Goiânia,[12] com a participação das duplas Bruno & Marrone e Jorge & Mateus, segundo a dupla este projeto vêm para consolidar o sucesso do ano passado quando estouraram com a canção “Meu Violão e o Nosso Cachorro”.
Em poucos anos de carreira, Simone e Simaria adquiriram relevância significativa no cenário musical, consideradas como parte de uma “onda” de artistas femininas no segmento sertanejo (feminejo).[13] Em 2016, elas participam do primeiro DVD do cantor Felipe Araújo, irmão de Cristiano Araújo, intitulado Ao Vivo em Goiânia na faixa intitulada “Me Chama Outra Vez”. Em julho de 2017, foram confirmadas como novas juradas do talent show The Voice Kids, da Rede Globo, substituindo a dupla Victor & Leo,[14] Para encerrar 2017 com chave de ouro, a dupla também conquistou o 1º lugar no ranking da Connectmix com a música “Loka“, feita em parceria com Anitta.[15] Ao todo, foram 773.242 execuções do hit durante o ano, sendo a música mais executada nas rádios de todo Brasil. Em 2018, a dupla realiza um dueto com a italiana Laura Pausini na música “Novo“, que será incluída em seu disco Fatti sentire.[16] Em 27 de novembro de 2020, a dupla lança o EP intitulado Debaixo do Meu Telhado, com participações com o cantor Dilsinho e a dupla Bruno & Marrone.
Iniciando a carreira musical, as irmãs foram cantoras da banda Forró do Muído, e por conta disso moraram por oito anos em Fortaleza.[18] Atualmente estão residindo em Goiânia para facilitar a logística dos shows, pois a maioria das apresentações da dupla está concentrada nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.[19]Devido a semelhança física, Simaria ficou conhecida como a “Kim Kardashian brasileira”.[20]Simone é casada com o piloto de avião Kaká Diniz (Salvador, 25 de junho de 1981), com quem tem um filho chamado Henry, nascido em 3 de agosto de 2014. Simone o conheceu através de sua tia, vendedora de joias, onde Kaká comprava as peças com ela e se interessou pela cantora. Simaria é casada com o espanhol Vicente Escrig (Salvador, 17 de julho de 1979) , com quem tem um casal de filhos: Giovanna Mendes Rocha Escrig, nascida em 30 de julho de 2012, e Pawel Mendes Rocha Escrig, nascido em 15 de setembro de 2015. Uma curiosidade é que o nome de Simaria era para ser registrado como Simara, por vontade dos pais, mas por um erro do cartório, ficou Simaria. Hoje a cantora diz gostar do nome.[21] Em 2018, Simaria foi diagnosticada com tuberculose ganglionar e, desde então, está longe dos palcos para tratar a doença.
Em 2020 a cantora foi diagnosticada com o novo coronavírus. O teste foi realizado por causa de uma viagem que ela faria em família, para Espanha. Assintomática, a cantora ficou isolada com sua familia durante os 15 dias orientados pela equipe médica.
Em setembro a morena chamou a atenção da mídia ao divulgar fotos do fotógrafo profissional Leandro Franco. Ousada, a cantora divulgou uma foto aparentemente sem peças íntimas mostrando suas belas curvas.
Fonte: Wikipédia.
Acompanhe aqui todo domingo uma História de Dupla Sertaneja, intercalando entre antigas e novas.