O novo prazo é até agosto de 2022
Lucas Mamédio | 14/07/2022 – 10:28
O governo federal prorrogou o prazo para as pessoas atualizarem os dados no Cadastro Único, que é um instrumento de coleta de dados e informações para identificar todas as famílias de baixa renda e incluí-las em programas de assistência social e redistribuição de renda. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14). O novo prazo é até agosto de 2022.
São dois tipos de regularização do cadastro: a Revisão cadastral (no caso de famílias que tenha feito a última atualização ns anos de 2016 e 2017) e a Averiguação cadastral (no caso de famílias que tenha discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes).
Essa regularização é necessária para evitar o cancelamento da inscrição da família no Programa Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica.
Pré-Cadastro
Caso o cidadão ainda não esteja cadastrado no Cadastro Único, ele poderá fazer um Pré-Cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web.
O Pré-Cadastro permite que o cidadão já informe dados importantes para o seu cadastro. Após enviar o Pré-Cadastro, o usuário tem 120 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos de identificação obrigatórios das pessoas da família e complementar outros que sejam essenciais. A apresentação de documentos e a complementação de informações é necessária para que o cadastro seja concluído e o cidadão possa ter direito a solicitar benefícios sociais.
No posto de atendimento municipal, a equipe do Cadastro Único irá coletar as demais informações referentes ao domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração. Para saber onde estão os Postos de Atendimento do Cadastro Único da sua cidade você pode consultar o aplicativo ou encontrar um CRAS mais próximo Clicando Aqui.
Atenção: o Pré-cadastro é uma etapa opcional. O cidadão pode, se desejar, fazer todo o cadastramento diretamente no posto de atendimento do Cadastro Único. O Pré-cadastro é apenas uma forma de agilizar esse serviço.
Conheça os principais programas que utilizam o Cadastro Único:
Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
Programa Casa Verde e Amarela;
Fonte: Midiamax.