Domingo , Setembro 22 2024

OCDE aumenta expectativa de crescimento global, mas reduz projeção para o Brasil

Relatório avalia que o PIB mundial vai avançar 2,9% neste ano, enquanto o do Brasil deve crescer somente 1%.

As perspectivas econômicas globais melhoraram em relação a alguns meses atrás, uma vez que o choque inflacionário diminuiu, mas o aumento das taxas de juros manterá os riscos elevados, disse a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nesta sexta-feira (17), elevando suas previsões de crescimento para as principais economias.

Após uma expansão de 3,2% no ano passado, a economia mundial está a caminho de avançar 2,6% este ano à medida que o aperto monetária de bancos centrais fazem efeito, disse a OCDE em seu relatório sobre perspectivas econômicas.

A organização com sede em Paris melhorou a previsão de crescimento global depois de ter calculado uma taxa de 2,2% em novembro, citando um declínio nos preços de energia e alimentos e a flexibilização da China em suas restrições contra a Covid-19.

Olhando para o próximo ano, o crescimento global deve acelerar para 2,9% — em comparação com uma previsão de novembro de 2,7% — à medida que o impacto na renda familiar dos altos preços da energia desaparece.

No entanto, para o Brasil a OCDE piorou suas estimativas a uma expansão de 1% em 2023 e 1,1% em 2024, respectivamente de 1,2% e 1,4% antes. A organização prevê que a inflação no Grupo das 20 principais economias cairá de 8,1% no ano passado para 5,9% este ano e para 4,5% em 2024 — ainda bem acima das metas, apesar dos aumentos nas taxas de juros de muitos bancos centrais.

Fonte: noticiasr7.com.br

About Gazeta

Check Also

CASA A VENDA NO BAIRRO SANTA RITA EM CASSILÂNDIA

Vende se uma casa no bairro Santa Rita em Cassilândia com Área de 5 mil …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *