vista no ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, do governador Ronaldo Caiado, além de outras autoridades políticas e dos setores de economia e habitação do Governo Federal, para a solenidade que marca a assinatura da primeira ordem de serviço do País do programa Parcerias, que vai dar início à construção do moradias por meio do Minha Casa, Minha Vida, o novo programa de habitação do governo Lula.
A escolha por Rio Verde se deve ao modelo criado no município, onde a Prefeitura ficará responsável por fornecer a área e infraestrutura para a construção das moradias.
O formato, iniciado na cidade, e que passará a ser adotado em todo o território nacional, reduz custos na construção e garante parcelas mais baratas aos beneficiados do programa.
O evento acontecerá no Centro de Convenções da Universidade de Rio Verde (UniRV), onde são esperadas mais de duas mil pessoas, segundo nota da assessoria de comunicação do município.
A ordem de serviço marca o início imediato da construção de 224 unidades em Rio Verde. No total, a cidade será contemplada com 1200 moradias entre casas e apartamentos.
No evento em que foi anunciado a reforma e ampliação do Colégio João Velloso do Carmo, o prefeito Paulo do Vale já havia informado a vinda do ministro para o lançamento do programa. “Esse projeto nasceu em Rio Verde. Foi criado aqui porque o município provocou a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades. É uma iniciativa que será multiplicada para todos os lugares”, conta.
Segundo o prefeito, o benefício atinge uma população que recebe de um a três salários mínimos. “E conseguimos trazer uma prestação que custava mais de R$ 800 reais para menos de R$ 350”, diz.
Em entrevista ao DM Sudoeste, o deputado estadual Lucas do Vale (MDB) lembra que esteve presente nas andanças, junto com o prefeito de Rio Verde, para conversar com o governador Ronaldo Caiado, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) e o Ministério das Cidades.
Conforme disse o parlamentar, a proposta é trazer mais modelos de moradia ao município, a exemplo de programas como o Minha Casa Minha Vida e Pra ter Onde Morar do governo estadual.
“E esta semana, encontramos o ministro Jader Barbalho que chancelou esse projeto de parceria com a Caixa Econômica Federal. A iniciativa será modelo para todo o Brasil”, ressaltou Lucas do Vale.
Fonte: dmsudoeste.com.br