Sábado , Outubro 19 2024

Maior Fazenda De Energia Solar Do Estado Será Construída Em Cassilândia E Paranaíba

O investimento de R$ 8,5 bilhões será feito pelo grupo espanhol Solatio Energia. Com 3,5 mil hectares de painéis solares e capacidade de geração de 2,5 gigawatts de energia elétrica, a usina vai se conectar à estação de Chapadão do Sul e Inocência e terá início da geração em janeiro de 2025.

Esse investimento será fundamental para a política de incentivo à geração de energia limpa e renovável em Mato Grosso do Sul e gerará 1,5 mil empregos na etapa de implantação e 450 na fase de operação.

A Licença Prévia de instalação para a Solatio Energia Project Management foi entregue em 2016. Nele se previa a instalação de 20 usinas solares fotovoltaicas, que produzem energia elétrica a partir dos raios solares para distribuição e comercialização, na Região da Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

As usinas serão construídas em uma área total de 3.700 hectares de Cassilândia e Paranaíba, cidades que fazem parte da Costa Leste do Estado. Juntas terão capacidade de gerar 1.200 MWh de energia, suficiente para abastecer 600 mil residências.

De acordo com informações do governo, 13 usinas serão instaladas em Cassilândia, com capacidade de geração de 800 MWh e outras sete em Paranaíba, com potencial de gerar outros 400 MWh. A previsão é de que sejam gerados 1,5 mil empregos na etapa de implantação e 450 na fase de operação.

Nesta terça-feira (18), em reunião com o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) no estande do Governo do Estado na 83ª Expogrande, o grupo confirmou os investimentos bilionários no Estado.

“Esse é o Mato Grosso do Sul caminhando com investimento privado, com pessoas que confiam no Estado para que a gente tenha geração de energia limpa, rumo a 2030, com o Estado Carbono Neutro”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

O secretário Jaime Verruck ressaltou o alinhamento da proposta com o MS Renovável, um dos instrumentos da administração estadual para atingir a meta de tornar o território sul-mato-grossense Carbono Neutro em 2030.

O presidente da Solatio Energia, Pedro Vaquer informou que o investimento tem como parceiro a empresa Tradener, que fará a comercialização da energia gerada junto ao mercado livre de energia elétrica. As obras para instalação das placas solares iniciam em setembro deste ano.

“Temos um contrato para início da geração em janeiro de 2025. O conjunto de placas em Cassilândia será conectado à estação de Chapadão do Sul e o de Paranaíba, se conecta com a estação de Inocência. Essa é uma parceria decom o Governo do Estado, Mato Grosso do Sul merece um investimento dessa envergadura”, finalizou Pedro Vaquer.

Fonte: movimentabr.com

About Gazeta

Check Also

Corinthians não fecha compra de Hugo Souza e terá de pagar multa pela terceira vez ao Flamengo

O Corinthians tinha até sexta-feira para finalizar a compra dos 50% dos direitos econômicos de Hugo Souza …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *