Sábado , Setembro 28 2024

DIA DO APICULTOR

Rainhas, operárias, zangões. Cada uma com sua função. Umas têm como tarefa a postura dos ovos, outras a defesa da colmeia. Mas todas trabalham, em conjunto e de forma altamente organizada, para oferecer o que há de melhor ao homem e ao meio ambiente. Por essas características, esses insetos, presentes na humanidade desde os tempos mais remotos, são bons exemplos de associativismo.

Nem todos sabem, mas as abelhas são importantíssimas para a agricultura. Não apenas se responsabilizam pela produção do mel e de seus subprodutos, como são fundamentais para a manutenção e para o desenvolvimento da biodiversidade nacional, além de serem essenciais para a produção de alimentos. Isto se deve à capacidade polinizadora desses insetos, que permite o aumento da disponibilidade de frutos e sementes para a manutenção dos ecossistemas. Algumas plantas dependem exclusivamente de animais polinizadores para sua reprodução, outras se beneficiam deles produzindo frutos de melhor qualidade.

Considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar por proporcionar o aumento de renda e fixação do homem no campo, pela oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural do meio ambiente e da sua capacidade produtiva, a apicultura está em franca expansão e precisa de estímulo e incentivo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o 11.º produtor mundial de mel e o 12.º maior exportador, conforme informações da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel). 

O Dia do Apicultor é celebrado no dia 22 de maio porque é no mesmo dia de Santa Rita de Cássia, conhecida por ser padroeira do apicultores.

About Gazeta

Check Also

Santa Casa emite nota de repúdio contra inverdades divulgadas em vídeos nas redes sociais

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Cassilândia, associação civil de fins não econômicos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *