A festa de São João teve origem na Idade Média, onde a igreja católica começou a substituir os rituais para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos.
Neste sábado, 24, é comemorado o dia de São João, data que marca às festas juninas nessa época do ano. São João é um dos religiosos mais conhecidos, ao lado de São Pedro e São Paulo , que finalizam as comemorações no dia 29 de Junho.
Quem é São João?
São João Batista é filho de Isabel que, de acordo com as escrituras bíblicas, é prima de Maria, mãe de Jesus. Portanto, ele era considerado primo de Jesus.
Para a Igreja Católica, São João é aquele que “aponta” para a chegada do Cristo. Isso porque ele anunciava que Jesus estava por vir enquanto realizava os batismos no Rio Jordão e durante as pregações realizadas por ele. Quando ficou adulto, João morou por um período no deserto para se dedicar à oração a realizar sacrifícios.
Por que acender fogueiras no São João?
A tradição de acender fogueiras para os santos no mês de junho teve início por causa de São João. O padre explicou que era costume na antiguidade realizar fogueiras para se comunicar ou anunciar algo importante, como o nascimento de alguém.