Quinta-feira , Novembro 21 2024

Redação do Enem: confira dicas para evitar a fuga do tema

Um dos principais erros que derrubam as notas das redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o afastamento do tema, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). 
A cartilha de redação do Enem aponta duas situações: a fuga total e o tangenciamento ao tema. Na primeira, o candidato tem a nota zerada, enquanto na segunda, o texto será avaliado com, no máximo, 40 pontos de 200 da Competência 2 – aquela que avalia se o estudante compreendeu a proposta de redação. 
Fuga ao tema 

A fuga ao tema acontece quando o candidato não abordou nem o assunto mais amplo, nem o tema específico proposto na redação. 

Por exemplo, no Enem 2023, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.  
Nesse caso, receberam zero por fuga ao tema os estudantes que abordaram o trabalho no Brasil, sem relacionar ao trabalho de cuidado ou à mulher; os que falaram sobre a assistência oferecida por instituições públicas ou privadas sem mencionar a pessoa que cuida; ou os alunos que abordaram o trabalho de cuidado exercido exclusivamente por homens. 

Tangenciamento ao tema 

O tangenciamento ao tema significa que o candidato fez uma abordagem parcialbaseada no assunto mais amplo do tema. 

Em 2023, os estudantes que tangenciaram o tema falaram sobre o trabalho da mulher, sem falar sobre a questão do cuidado ou da sobrecarga associada; o cuidado realizado pela mulher, sem falar da ideia de trabalho; ou a divisão do trabalho entre homens e mulheres, sem relacionar ao trabalho de cuidado. 

Dicas para evitar a fuga ou o tangenciamento ao tema 

O Inep recomenda algumas estratégias para não cair nesses erros na hora da prova: 

  • Leia com atenção a proposta da redação e os textos motivadores para compreender bem o que está sendo solicitado; 
  • Reflita sobre o tema proposto para definir qual será o foco da sua discussão, ou seja, para decidir como abordá-lo, qual será o ponto de vista adotado e como defendê-lo; 
  • Lembre-se de que a redação deve abordar todos os elementos da frase temática. 

fonte: metrópoles

About Gazeta

Check Also

PALESTRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CASSILÂNDIA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *