NAVIO-PLATAFORMA | A maior unidade produtiva de petróleo em alto-mar instalada no país até o momento, a Almirante Tamandaré, começou a operar no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, nesse sábado (15). O navio-plataforma tem capacidade para processar até 225 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
A unidade vai explorar 15 poços, sendo sete produtores de óleo, seis injetores de água e gás, um conversível (produtor e injetor) e um injetor de gás. Todos eles estarão interligados à plataforma por meio de uma infraestrutura submarina.
O Campo de Búzios é considerado um dos pontos mais promissores do chamado pré-sal brasileiro uma área de reservas petrolíferas formada por uma camada de rochas sedimentares e localizada em águas ultraprofundas da costa brasileira, entre 5 mil e 7 mil metros de profundidade.
Para ler a reportagem completa, acesse o site da Agência Brasil: https://trk.ebc.com.br/VEOTe.
📷 SBM/Divulgação
Descrição da imagem: foto colorida mostra a plataforma Almirante Tamandaré no mar. O título da reportagem aparece na parte inferior da imagem “Almirante Tamandaré – Maior plataforma de petróleo do Brasil inicia operação no pré-sal”.
