Companhia reforça abertura ao diálogo para compartilhar informações sobre os desafios e as propostas para a melhora contínua do fornecimento de energia na região.
Ao longo do dia, companhia oferece serviços aos moradores da região como troca de lâmpadas, atendimento móvel, cadastro no programa Tarifa Social e negociação de débitos com condições especiais.
Goiânia, 30 de novembro de 2021 – A Enel Distribuição Goiás se reúne, nesta quarta-feira (1), com produtores rurais do Assentamento 7 de Setembro, em Lagoa Santa. O encontro será realizado na sede da Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar e tem como objetivo ouvir os moradores da região e compartilhar informações sobre os investimentos, as ações e os desafios para a melhora contínua do fornecimento de energia do município. Ao longo do dia, os moradores ainda poderão trocar lâmpadas gratuitamente, contar com serviços oferecidos por uma Loja de Atendimento Móvel, se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que se enquadrem nos pré-requisitos do programa do Governo Federal, e negociar débitos com mais de 180 dias com condições especiais.
Os serviços da companhia ficarão disponíveis no assentamento das 9h às 16h. Os moradores poderão trocar, gratuitamente, até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel ficará no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, troca de titularidade e ligações novas. Os moradores de baixa renda do assentamento, que possuem o Cadastro Único atualizado e se enquadram nos pré-requisitos do programa do Governo Federal, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica.
Ainda no local, os clientes que possuem contas vencidas há mais de 180 dias poderão ter descontos de até 50% do valor total da dívida, com a possibilidade de ainda parcelar o débito em até seis vezes – uma entrada de 10% mais cinco parcelas. O desconto incide sobre o valor total da dívida do cliente com a empresa, incluindo juros, multas e atualização monetária, e haverá cobrança de 1% de juros de financiamento. A negociação pode ser feita na Loja Móvel da Enel que ficará à disposição dos moradores ao longo do dia.
“Ações como essa reforçam nosso compromisso de estar cada vez mais próximo dos nossos clientes em todos os pontos do Estado. Mobilizamos uma comitiva para vir ao assentamento e conhecer de perto a realidade do local. Essa também é uma ótima oportunidade de apresentarmos aos moradores as melhorias e os investimentos que fizemos e continuaremos fazendo na região”, destaca Ícaro Barros, diretor de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás. Investimentos
A Enel Goiás já investiu R$ 1,8 milhão em manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico de Lagoa Santa. Para aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia e diminuir as interrupções no serviço, a companhia tem intensificado o número de manutenções corretivas e preventivas em todo o município. Para se ter uma ideia da dimensão da atuação da Enel em Lagoa Santa, somente entre 2020 e setembro de 2021, a distribuidora já realizou 6.471 podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu 9.085 pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas podres e isoladores danificados e limpou cerca de 1.000 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural.
Aliadas às manutenções, a Enel tem investido na instalação de tecnologia na rede elétrica do município, por meio de equipamentos telecontrolados. Esses aparelhos permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. “O telecontrole pode ser instalado em redes trifásicas, utilizando chaves telecomandadas e religadores automáticos. Com eles, no caso de uma falha transitória, sem danos estruturais, podemos realizar diversas manobras na rede para recuperar os circuitos sem precisarmos deslocar uma equipe ao local. Caso haja uma falha mais grave, os equipamentos nos permitem deixar o menor número possível de clientes desabastecidos e indicar os possíveis pontos de defeito aos técnicos que irão à campo, dando mais agilidade nos reparos. Em Lagoa Santa já temos três equipamentos telecontrolados em operação”, explica Ícaro Barros.
Sobre a Enel Distribuição Goiás:
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Via Redes Sociais da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.